Enviar Tracklog para Google Drive


- 02 de Maio de 2017 –


Na etapa do CCP Rio do Sul 2017, testamos o envio do tracklog (arquivo IGC) gerado pelos apps XCTrack, XCSoar, LK8000 em celular ou tablet android e FlySkyHy no iPhone diretamente para o google drive, possibilitando que o tracklog do seu voo chegue ao apurador antes de você retornar ao QG ou fique esperando na fila para o download, evitando incompatibilidades de drives, problemas com cabos e agilizando todo o processo, e cerca de 50% dos participantes usaram este método.

Então, quais aplicativos você vai precisar para gerar e enviar o tracklog:
No Android:
- XCTrack, XCSoar ou Lk8000 – para gerar o tracklog
- ES File Explorer ou Gerenciador de arquivo nativo – para renomear o arquivo e enviar
- Google Drive – selecionar a pasta e completar o upload

No Iphone:
- Flyskyhy – para gerar o tracklog
- Google Drive – Para que o FlySkyHy possa renomear e completar o upload


Então vamos lá, pra começar você precisa do Google Drive:

Instale o google drive no seu aparelho, e tenha uma conta valida para usar. Para isso vá na Play Store (Android) ou App Store (iPhone) e faça o download do google drive e crie um conta ou se já possui uma conta faça o login.

Tendo a conta google drive, você deve passar seu email de login do drive “ [01] para que eu compartilhe a pasta de recebimento dos tracklogs, esse compartilhamento é feito apenas uma vez. Mande o email login do googledrive pro meu whatsapp 47 9 8839-4077.

Assim que eu compartilhar com você a pasta “apuracao_tracklog” aparecerá no menu “Compartilhado Comigo” [02] no seu Drive. Você deve clicar no menu [03] e aparecerá varias opções, escolha adicionar ao meu drive [04].

Ok, você pousou, guardou o equipamento e está no aguardo do resgate, se tiver área de internet já pode enviar seu voo para a apuração.

Observação – E se outro piloto renomear meu arquivo (sacanagem hein!) ?? .. se tiver alguém pensando nessa maldade, o próprio google drive denuncia, como todas as contas são registradas, ele mostra quem modificou o arquivo por último.


No iPhone o envio é pelo próprio FlySkyHy.

No menu do FlySkyHy escolha Flybook [05], nele tera sua listagem de voos, clique no voo que deseja enviar e vai aparecer os detalhes, no canto direito superior tem o ícone de compartilhar [06], clique nele e vai abrir um menu de opções, escolha “Open in another app” [07]. Agora vai aparecer a lista de app que podem ser usados para compartilhar, escolha o “Drive” [08]. Nesta tela vai ter o nome do arquivo e o local onde ira salvar. Clique no nome do arquivo e renomeie ele no padrão data-seunome.seucivlid.igc (2017-04-30-maiconpellense.14378.igc) [09]. Clique local “Meu drive” e após aparecer a listagem de seus arquivos no drive escolha a pasta “apuracao_tracklog” [10], clique em salvar aqui. ok agora com o arquivo renomeado e a pasta de envio escolhida clique em “fazer upload” [11].

Pronto, seu tracklog foi enviado.


No Android, o envio é feito pelo Gerenciador de arquivos.

Depois de pousar você pode fechar seu aplicativo de voo (XCTrack, XCSoar ou LK8000). Os procedimentos de envio são feitos pelo gerenciador de arquivos nativo do Android, mas vou usar o ES FILE EXPLORER para renomear e enviar o arquivo.

Abra o ES FILE Explorer, localize a pasta com o tracklog (arquivo IGC) do seu aplicativo de voo (XCTrack, XCSoar ou LK8000), selecione o voo com a data que deseja enviar (clique e deixe clicado para selecionar) [12], clique em renomear [13] e deixe o nome dele no padrão data-seunome.seucivlid.igc (2017-04-30-maiconpellense.14378.igc) [14]. Após renomear clique novamente para que o arquivo fique selecionado e pegue a opção menu, escolhendo “compartilhar” ou ‘partilhar” [15]. Na lista de opções selecione Salvar (ou Guardar) no drive [16]. Na tela de envio mude a pasta “Meu drive” e escolha a pasta “apuracao_tracklog” que eu compartilhei [17], agora é só salvar envio [18].

Pronto, seu tracklog foi enviado.