– 05 de Junho de 2016 –
A CBVL (Confederação Brasileira de Voo Livre) estabelece em sua norma os requisitos e prerrogativas para o nivelamento de pilotos para a prática do Parapente no Brasil, e também faz a homologação dos seus instrutores.

Habilitação CBVL
Procure saber se o instrutor que você escolheu está com sua habilitação e homologação válida.
A CBVL delega o nivelamento (com base na norma regulamentar) de pilotos nível 1, nível 2 e nível 3 aos instrutores homologados, e este é responsável pelo nível que credenciou o piloto, independente se ele foi seu aluno ou aluno de outro ou mesmo um piloto com anos de voo buscando regularização.
Para piloto “das antigas” buscando regularização da sua habilitação, tenho como base seu histórico de voo em relação aos requisitos da norma regulamentar para que eu possa avaliar seu nivelamento. Mas para pilotos recém formados ou sem histórico voo, como avaliar e se responsabilizar pelo seu nivelamento ??
Com essa necessidade tenho um programa de nivelamento para pilotos que realizaram seu curso com piloto ou instrutor não homologado CBVL.
Nesse programa de nivelamento serão analisados:
- Questionário de conhecimento teórico
- Percepção da condição climática para prática do voo de parapente
- Habilidade de avaliação das fases do voo
- Execução dos procedimentos de checar, inflar, decolar, navegar e pousar do piloto
- Voo duplo de avaliação se necessário
- Registro de todos os procedimentos realizados
Muitos pilotos após terminarem o curso não dão a devida atenção a parte documental do seu histórico de voo, não registram seus voos em GPS (hoje qualquer celular pode ser usado para registro dos voos), não tem preocupação em tirar sua habilitação, e ficam apenas voando… em algum momento esse piloto vai querer ou precisar se regularizar, e ai não importa se já tem 2, 3 ou mais anos de voo, vai ter que chorar o leite derramado, pois não tendo registro histórico de voo ou nenhuma documentação, será considerado aluno ou ficará com nivelamento inferior a sua habilidade já adquirida e terá que correr atrás do prejuízo.